quinta-feira, 31 de março de 2011

Convidados da primeira etapa do Ciclo de Debates elogiam iniciativa

Por Bruno Izidro

A mesa-redonda “Notícias em Transito: comunicação jornalística e mobilidade urbana” marcou o início da primeira fase do Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano na última quarta-feira, 30. Os convidados da mesa, o jornalista e editor do jornal Dez Minutos, Marcio Noronha, e o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Geraldo Alves, falaram sobre suas impressões do evento.

Márcio Noronha e Geraldo Alves em mesa-redonda do Ciclo de Debate
O professor do curso de Geografia da Ufam, Geraldo Alves, sentiu-se lisonjeado com o convite em participar do ciclo. “É preciso ampliar o debate sobre a comunicação e também sobre a cidade dentro da universidade, e essa aproximação dos vários cursos e áreas é ótima para isso”, afirmou. A apresentação do professor no ciclo tratou do tema “Automóvel e Transporte Urbano: Até onde iremos?”, no qual ele mostrou os males e conseqüências da chamada expansão horizontal na cidade de Manaus.

“Aqui há dois tipos de cidade: uma ilha concentrada e suas periferias”, explicou o professor, acrescentando que tal fato aumenta a desigualdade social, uma vez que a periferia fica desprovida de muitas coisas. Geraldo também frisou a existência da chamada “cultura do automóvel” em Manaus como uma saída encontrada pela população para driblar os problemas de mobilidade urbana, assim como os moto-táxi e lotações, mas que na verdade agravam a situação.

Dez Minutos em destaque

O jornalista Márcio Noronha também apreciou a chance de participar do ciclo de debates. O editor do jornal Dez Minutos vê como essencial a interação com os estudantes. “É interessante poder discutir o profissional de comunicação dentro da academia, fazendo uma interação entre prática do mercado e a teoria da faculdade”, afirmou.
Público prestigia a primeira fase do evento

Na apresentação na mesa-redonda, o editor mostrou o surgimento e o impacto que o jornal Dez Minutos causou na sociedade. O jornalista falou principalmente da interação com o leitor através de vários canais, dos analógicos como o telefone até os digitais como o Twitter. Segundo Márcio, o grande impacto do jornal Dez Minutos foi incentivar o habito da leitura entre pessoas que não tinha tal costume e, por isso, eram menos informadas sobre o que acontece na cidade. “Nós fizemos uma pesquisa e mais da metade dos leitores do Dez Minutos são da classe C, que consomem o jornal indo para o trabalho, no transito”, afirmou.

Ciclo de Debates continua em abril

A segunda fase do Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano acontece no dia 28 de abril e contará com uma conferência sobre a linguagem publicitária no espaço da cidade ministrada por Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Espaço-Visualidade/Comunicação-Cultura (Espacc/PUC-SP). Para participar, faça sua inscrição online aqui entre os dias 31 de março e 26 de abril.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Ciclo de Debates inicia com mesa-redonda sobre comunicação jornalística na cidade

Por Bruno Izidro

Realizada na quarta-feira, 30, a primeira etapa do Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano foi um sucesso. O público, formado em sua maioria por graduandos, pós-graduandos e profissionais da área de comunicação, lotou o Auditório Rio Negro para prestigiar a mesa-redonda “Notícias em Transito: comunicação jornalística e mobilidade urbana”.

Na cerimônia de abertura, o professor Nelson Noronha, diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas (ICHL/Ufam), elogiou a iniciativa do Grupo Mediação ao promover o ciclo e trazer esse tipo de discussão para a universidade. “O grupo está de parabéns e ainda será lembrado no futuro; com certeza o evento dará muitos frutos para a academia”, afirmou o professor.

A mesa-redonda contou com os convidados Geraldo Alves, professor da Ufam e pesquisador na área de transporte urbano, mobilidade e acessibilidade de populações urbanas, e o jornalista e editor executivo do jornal Dez Minutos, Márcio Noronha.

Geraldo falou sobre o transporte urbano e as expansões das cidades, explanando inicialmente acerca do desenvolvimento do transporte em Manaus desde os bondes até os Moto-táxis. As conseqüências dessa expansão na vida da população da cidade foi alvo de críticas na pesquisa do professor. “A cidade que nós estamos construindo roubou de nós a mobilidade que tínhamos”, explicou o professor “a população foi transformada em simples consumidora, já que os espaços urbanos não dão condições de mobilidade”, explicou.

Em seguida, o jornalista Márcio Noronha falou sobre a experiência do jornal Dez Minutos, o mais lido da cidade graças a sua nova forma de circulação de notícias e o impacto que ela teve na população de Manaus. “O jornal é distribuídos nos principais centros de circulação da cidade, como os terminais de ônibus, cruzamentos das ruas e sinais de transito; além disso, temos uma linguagem simples e direta com o leitor”, afirmou o jornalista ao explicar algumas das razões para o sucesso do empreendimento.




Debate contou com a participação ativa do público

Logo após a apresentação, a professora e jornalista Ivânia Vieira deu início ao debate, provocando diversas reflexões e indagações sobre os tópicos apresentados pelos palestrantes. A professora enfatizou principalmente questões relativas à mobilidade das pessoas na cidade e o enfoque no cotidiano da população através da circulação do jornal Dez Minutos. “O cotidiano mostrado no Dez Minutos não pode ser vista como algo ruim, já que ele é a própria essência da população”, disse a professora Ivânia.

O debate também contou com a participação ativa dos presentes no auditório, que indagaram os convidados com questionamentos acerca da importância dos meios de comunicação como formadores de opinião entre a classe baixa, o apelo dos veículos como modo primordial de locomoção dentro da cidade e a necessidade de se discutir a realidade da região.

Por fim, a acadêmica de Jornalismo da Ufam e membro do Grupo Mediação, Beatriz Goes, apresentou seu Projeto de Iniciação Científica (Pibic) sobre a circulação das notícias do jornal impresso na cidade, intitulado  “Notícias em trânsito: a comunicação da notícia no jornalismo impresso a partir da dinâmica do espaço urbano”.

Ao final da primeira etapa do Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano, o sentimento era que a discussão poderia durar muito mais que uma manhã, tamanha é a importância e a necessidade de discutir sobre o tema. Mas esse foi só o começo, já que no dia 28 de Abril será realizada a segunda etapa com o tema da publicidade nos meio urbano. Vale lembrar que a inscrição no Ciclo de Debates reinicia na quinta, 31 de março, e segue até 26 de abril.

terça-feira, 29 de março de 2011

Primeira fase do ciclo encerra inscrições

As inscrições para a primeira edição do Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano, que será realizada no dia 30 de março, finalizam hoje (29), às 15h.

As inscrições para as demais edições, marcadas respectivamente para os dias 28 de abril e 27 de maio, estarão abertas partir do dia 31 de março neste link.

Os certificados de participação serão emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (Proexti/Ufam) para cada uma das edições previstas para aqueles que comparecem ao evento e que tiverem realizado sua inscrição online previamente aqui, no Blog do Mediação.

Vale lembrar que a inscrição, uma vez feita, vale para as três fases do evento.

Lembre-se de que não serão realizadas inscrições nos dias do Ciclo de Debates.

Garanta sua participação e bom evento!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Novidades na programação do Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano

A primeira e a segunda fases do Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano já têm programação definida. Confira abaixo as novidades e não esqueça de fazer sua inscrição gratuita  CLICANDO AQUI e preenchendo o formulário.

No dia 30 de março, a mesa-redonda "Notícias em trânsito: comunicação jornalística e mobilidade urbana" contará com os palestrantes Márcio Noronha e professor Geraldo Alves de Souza. Além deles, a professora Ivânia Vieira exercerá a função de debatedora da mesa. A mediação ficará por conta da professora Mirna Feitoza Pereira, líder do Grupo de Pesquisa Mediação.

A segunda fase do Ciclo de Debates, marcada para 28 de abril, terá como foco a publicidade. A conferência "Publicidade, retórica e mediação na cidade" será proferida pela professora Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Quem são os convidados?

• Geraldo Alves de Souza, professor da Ufam e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira (Nepecab/Ufam).
• Ivânia Vieira, professora da Ufam, editora de política do jornal A Crítica e coordenadora da revista eletrônica Maloca Digital.
• Márcio Noronha, editor executivo do Jornal Dez Minutos.
• Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa, professora da PUC-SP e vice-líder do Grupo de Pesquisa Espaço-Visualidade/Comunicação-Cultura (Espacc/PUC-SP).

Agende-se:

30 de março de 2011, 8h30 às 12h
8h30 às 9h: Credenciamento
9h às 9h15: Mesa de abertura
9h15 às 11h: Mesa-redonda Notícias em trânsito: comunicação jornalística e mobilidade urbana
Palestrantes: Márcio Noronha e Geraldo Alves de Souza
Debatedora: Ivânia Vieira
Mediadora: Mirna Feitoza Pereira
11h às 12h: Seminário de pesquisa: Notícias em trânsito: a comunicação da notícia no jornalismo impresso a partir da dinâmica do espaço urbano
Seminarista:  Beatriz Goes (bolsista PIBIC/CNPq)

28 de abril de 2011, 8h30 às 12h
Mesa de abertura: Mídia exterior: a linguagem publicitária no espaço da cidade
Debatedores: Profissional de publicidade e pesquisador da temática
Conferência: Publicidade, retórica e mediação na cidade
Conferencista: Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa

27 de maio de 2011, 9h às 12h
Arte urbana: expressões criativas da cidade
Expositores: Grafiteiros e pesquisador da temática
Em breve divulgaremos os detalhes da programação na terceira e última fase do Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano, programado para o dia 27 de maio, com o tema "Arte Urbana: expressões criativas na cidade".

O Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano busca refletir sobre a cidade como espaço de produção de linguagem e de comunicação.

Para mais informações, clique aqui.

Em caso de dúvida, envie um e-mail para gpmediacao@gmail.com ou mediacao@ufam.edu.br.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Evento: Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano


     Refletir sobre a cidade como espaço de produção de linguagem e de comunicação é o principal objetivo do Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano, que será realizado em três edições, nos meses de março, abril e maio de 2011, no Auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

             O evento será desenvolvido por meio de mesas redondas e palestras que abordarão os processos e produtos comunicativos manifestos na cidade, colocando em evidência os gêneros e formatos da comunicação no contexto urbano, as linguagens e expressões criativas que habitam a cidade, além das interferências do espaço urbano na circulação e no consumo de mensagens.

       O Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano apresenta-se como ação extensionista do projeto de pesquisa “Espaços semióticos urbanos: um estudo da comunicação a partir das interferências do espaço urbano na dinâmica dos sistemas de signos”, coordenado pela Profa. Dra. Mirna Feitoza Pereira, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio do Programa Primeiros Projetos (PPP).


           Promovido pelo Mediação – Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação (certificado pela Ufam no CNPq), o evento pretende aproximar a universidade dos setores e agentes envolvidos na construção dos processos e produtos comunicativos que circulam na cidade, tais como: empresas e profissionais de jornalismo, de publicidade e de design; além de performers e outros interventores ligados às artes urbanas, como grafiteiros, rappers e MCs.



Programação

30 de março de 2011, 8h30 às 12h
Mesa-redonda: Notícias em trânsito: comunicação jornalística e mobilidade urbana
Debatedores: Profissional de jornalismo e pesquisador da temática

28 de abril de 2011, 8h30 às 12h
Mesa-redonda: Mídia exterior: a linguagem publicitária no espaço da cidade
Debatedores: Profissional de publicidade e pesquisador da temática

27 de maio de 2011, 9h às 12h
Arte urbana: expressões criativas da cidade
Expositores: Grafiteiros e pesquisador da temática

Local: Auditório Rio Negro (Ufam/ICHL)


Convidados confirmados

• Geraldo Alves de Souza, professor da Ufam e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira (Nepecab/Ufam)
• Ivânia Vieira, professora da Ufam, editora de política do jornal A Crítica e coordenadora da revista eletrônica Maloca Digital.
• Márcio Noronha, editor-executivo do jornal Dez Minutos
• Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa, professora da PUC-SP e vice-líder do Grupo de Pesquisa Espaço-Visualidade/Comunicação-Cultura (Espacc/PUC-SP)


Inscrições

As inscrições são gratuitas e estão sendo feitas exclusivamente pela Internet CLICANDO AQUI e preenchendo o formulário.
O material do evento será distribuído aos inscritos nos dias do evento de 8h30 às 9h, no Auditório Rio Negro.


Outras informações

mediacao@ufam.edu.br
gpmediacao@gmail.com


Comissão organizadora
Mirna Feitoza Pereira, Dra (coordenadora geral)
Anielly Laena Azevedo Dias (coordenadora executiva)

Claudio Manoel de Carvalho Correia, Dr.
Laura Jane Vidal, Msc.
Valter Frank de Mesquita Lopes
Ana Bárbara de Souza Teófilo
Beatriz Silva Goes
Bruno Izidro
Susy Freitas

Colaboração
Anayra Tavares Neves Benevides
Luan Crispim de Andrade

Programação visual
Márcio Alexandre

Promoção
Mediação – Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação
Departamento de Comunicação Social (Decom)
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCom)

Realização
Universidade Federal do Amazonas (Ufam)
Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (Proexti)
Programa de Apoio à Realização de Cursos e Eventos (Parec)

Apoio
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)