quinta-feira, 28 de abril de 2011

Segunda etapa do Ciclo de Debates levanta discussões sobre a publicidade no meio urbano

Repetindo o sucesso da primeira etapa, a segunda fase do Ciclo de Debates Comunicação no Espaço urbano lotou na manhã de quinta-feira, 28, o auditório Rio Solimões da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Para discutir a publicidade dentro no meio urbano estavam presentes alunos e profissionais de comunicação, nas áreas de relações públicas, jornalismo e, claro, publicidade.

Foco na Mídia Exterior

Num primeiro momento ocorreu a mesa redonda “Mídia exterior: a linguagem publicitária no espaço da cidade” com Everton Arruda, professor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e Heleno Nobre, da empresa de mobiliário urbano Cemusa. Cada um apresentou diferentes facetas da chamada mídia exterior.

Everton focou a mídia exterior e a poluição visual, questionando os prós e contras da primeira para a sociedade. Em um tom irônico, o professor do Ifam criticou os órgãos do governo por proibir algumas publicidades nos espaços da cidade. “Em Manaus não é permitido colocar publicidade em praças e espaços públicos, já que não é preciso: a cidade é muito rica” comentou.

Já Heleno Nobre, como representante de uma empresa que trabalha com publicidade, mostrou o lado do profissional que trabalha na prática com a mídia exterior. “Ela atinge muito mais o público porque a maioria da população está nas ruas boa parte do dia. O problema é que esse tipo de publicidade ainda é pouco explorada”, explicou Heleno. Ele também mostrou vários casos e exemplos de como utilizar a propaganda em equipamentos de mobiliário urbano como lixeiras, placas de identificação, relógios externos e paradas de ônibus em Manaus.

A cidade como meio de comunicação

O segundo momento do ciclo de debates foi marcado pela apresentação da convidada especial do evento, a professora Regiane Nakagawa, coordenadora do curso de publicidade e propaganda da Pontifícia Universidade Católica (PUC–SP). Regiane discorreu sobre a cidade como espaço de comunicação. “Quando a publicidade vê a cidade não como um suporte, e sim como meio comunicativo, ela apresenta certas características próprias, sendo desenvolvida de forma diferente”, explicou a professora ao relacionar a questão com a publicidade.

Regiane demonstrou a capacidade que a publicidade tem de modificar o significado de lugares na cidade, utilizando vários exemplos de propagandas que se integram aos espaços públicos de forma criativa. “Esse tipo de publicidade é muito própria porque há a necessidade de se olhar cada cidade de forma específica para aquela propaganda e aquela mensagem dentro do meio em que ela está inserida”, completou. Ao final da conferência, os presentes realizaram perguntas para os convidados, gerando uma discussão muito bem vinda para a questão da publicidade na cidade de Manaus.


O ciclo de debates ainda terá uma terceira e última etapa no dia 27 de maio com uma intervenção em algum espaço urbano. As inscrições gratuitas podem ser feitas no Blog do Mediação, clicando aqui e preenchendo o formulário. Vale lembrar que as pessoas inscritas em uma das fases do evento estão automaticamente inscritas em todas as fases, diferenciando-se apenas os certificados. Para mais informações, envie um e-mail para gpmediacao@gmail.com ou mediacao@ufam.edu.br.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Entrega dos certificados da primeira fase do Ciclo de Debates

A entrega dos certificados de participação na primeira fase do Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano acontece nesta quinta-feira, 28, a partir das 8h30, na recepção do ciclo. Após da data, o documento será entregue exclusivamente na secretaria do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (Decom/Ufam) pela parte da tarde. 


Vale lembrar que no dia 28 acontece a segunda fase do Ciclo de Debates tendo a publicidade no espaço urbano como tema principal.

Como a inscrição para a primeira fase vale para as demais, os inscritos podem aproveitar para prestigiar mais uma vez o evento; basta confirmar seu nome no credenciamento para participar. 

As pessoas que ainda não se inscreveram têm até o dia 27, às 12h, para realizar a inscrição gratuitamente no Blog do MediaçãoPara mais detalhes sobre a programação, confira as informações abaixo ou clique aqui.

Programação:


28 de abril de 2011, 8h30 às 12h

8h30 às 9h: Credenciamento
9h às 10h45: Mesa redonda: Mídia exterior: a linguagem publicitária no espaço da cidade
Expositores: Éverton Moura Arruda (IFAM) e Heleno Nobre (Cemusa)
Debatedor: Zamir Mustafa Barbosa Junior (Uninorte)

10h45 às 12h: Palestra: Publicidade, retórica e mediação na cidade
Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa (PUC-SP)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Segunda etapa do Ciclo de Debates traz professora da PUC-SP para abordar publicidade na cidade

A segunda etapa do Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano terá como tema a publicidade e uma das convidadas para o evento é a professora Regiane de Oliveria Nakagawa, coordenadora do curso de publicidade e propaganda da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que irá realizar a conferência “Publicidade, Retórica e Mediação na Cidade”.

Esta será a primeira vez que Regiane estará em Manaus e ela conta que está ansiosa para conhecer os trabalhos na área realizada pelos pesquisadores da região. “Meu objeto de análise é a cidade de São Paulo, cuja ordenação como texto cultural acredito ser muito distinta do arranjo sígnico que distingue a cidade de Manaus. Quero ouvir como os profissionais da área entendem a relação entre a publicidade e a cidade”, explicou a professora.

 Em sua palestra, Regiane pretende mostrar que o meio urbano não é só um instrumento para a publicidade. “A cidade não será entendida como um mero suporte, mas sim como meio de comunicação, sobre a qual incidem uma série de mediações”, afirmou. Regiane, que tem doutorado em Comunicação e Semiótica, também falará sobre a relação da semioticidade no meio urbano durante a conferência. “Pretendo falar um pouco sobre a importância do processo de discriminação semiótica como estratégia metodológica de observação da cidade.”, afirmou a professora.

A palestra de Regiane poderá ser acompanhada na segunda etapa de Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano, que ocorrerá no dia 28 de abril, às 8h30 da manhã, no Auditório Rio Negro do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas (ICHL/Ufam).

As inscrições gratuitas para o Ciclo de Debates serão efetivadas até o dia 27 no Blog do Mediação, clicando aqui e preenchendo o formulário Vale lembrar que as pessoas inscritas em uma das fases do evento estão automaticamente inscritas em todas as fases, diferenciando-se apenas os certificados. Para mais informações, envie um e-mail para gpmediacao@gmail.com ou mediacao@ufam.edu.br.

domingo, 3 de abril de 2011

Ciclo de Debates discute a publicidade na cidade

A segunda fase do Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano acontece na manhã do dia 28 de abril e tem como tema principal a publicidade.

Está programada uma mesa de abertura que abordará o tema “Mídia exterior: a linguagem publicitária no espaço da cidade”. O publicitário Everton Moura Arruda, professor do curso de Produção Publicitária do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), será o expositor. O publicitário Zamir Mustafa Barbosa Junior, professor curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário do Norte (Uninorte), atuará como debatedor.

Após a mesa acontece a conferência “Publicidade, retórica e mediação na cidade”, a ser realizada a pesquisadora Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa, professora do curso de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O evento ocorre entre 8h30 e 12h no Auditório Rio Negro do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), localizado no Campus Universitário da Universidade Federal do Amazonas (ICHL/Ufam).

Inscrições:

Aqueles que já se inscreveram na primeira fase do Ciclo de Debates não precisam fazer nova inscrição. A inscrição vale para participação nas três fases previstas para o evento.

Os inscritos que participaram da primeira edição, em 30 de março, poderão pegar seus certificados no ato do credenciamento para a segunda edição do evento, no próximo dia 28 de abril, de 8h30 às 9h.

As inscrições para a segunda fase do evento encerram-se no dia 27 de abril (quarta-feira), às 12h, e estão sendo feitas exclusivamente aqui, no Blog do Mediação.

Programação:

28 de abril de 2011, 8h30 às 12h

8h30 às 9h: Credenciamento
9h às 10h45: Mesa de redonda: Mídia exterior: a linguagem publicitária no espaço da cidade
Expositor: Éverton Moura Arruda (IFAM) e Heleno Nobre (Cemusa)
Debatedor: Zamir Mustafa Barbosa Junior (Uninorte)
10h45 às 12h: Palestra: Publicidade, retórica e mediação na cidade
Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa (PUC-SP)

Quem são os convidados:


- Éverton Moura Arruda, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Faz doutorado na Universidad de Valladolid (Espanha), onde desenvolve tese sobre a mídia exterior em Manaus.

- Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa, professora da PUC-SP e vice-líder do Grupo de Pesquisa Espaço-Visualidade/Comunicação-Cultura (Espacc/PUC-SP).

- Zamir Mustafa Barbosa Junior, professor do Centro Universitário do Norte (Uninorte) e vice-presidente do Clube de Criação do Amazonas.



Siga o Blog do Mediação e acompanhe as atualizações da programação e todas as novidades sobre o evento!

Se você tiver dúvidas, sugestões ou críticas, envie um email para gpmediacao@gmail.com ou mediação@ufam.edu.br.