terça-feira, 29 de novembro de 2011

Membro do Mediação recebe título de mestre

Na última sexta-feira, 25, Valter Mesquita realizou a defesa de sua dissertação, tornando-se assim mais um integrante com o título de mestre no Mediação – Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação. O trabalho, intitulado “O Museu Virtual como Ecossistema Comunicativo: Um Estudo da Semiose dos Processos Comunicativos do Google Art Project”, foi orientado pela professora Mirna Feitoza Pereira, líder do grupo de pesquisa.

A dissertação foi elogiada pela banca examinadora devido ao seu rigor metodológico. “A partir de sua dissertação será possível a outros pesquisadores aplicar uma metodologia não apenas no estudo do museu virtual, mas de vários outros ambientes comunicacionais na web”, afirmou na ocasião a professora Célia Barbalho, um dos membros da banca. Já a professora Rosemara Staub, que também compôs a banca, destacou a aproximação de diferentes saberes como comunicação, arte e informática na pesquisa e a clareza ao discorrer sobre o que é um ecossistema comunicacional e quais os conceitos retirados da Semiótica da Cultura que nortearam a pesquisa.

Na manhã de quarta-feira, 30, será possível saber um pouco mais sobre a pesquisa de Valter e de outros membros do Mediação durante as mesas-redondas que acontecem durante o I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação. Confira abaixo a programação geral do evento:

Programação:

29 de novembro de 2011:
9h:
Credenciamento
10h: Palestra de Abertura "Para uma semiótica dos gêneros do discurso: o caso do livro-reportagem", ministrada pelo Prof. Dr. Antônio Catalão.
14h: Mesa redonda “As linguagens da comunicação na cultura”, proferida pelos Prof. Dr. Cláudio Manoel Correia, Ítala Clay e Mirna Feitoza Pereira.


30 de novembro de 2011
9h-11h30:
Mesas-redondas
1- Linguagens da cidade: notícias em trânsito e grafiteParticipantes: Ana Bárbara Teófilo e Beatriz Silva Goes
2- Linguagens do entretenimento: games e histórias em quadrinhosParticipantes: Anielly Laena e Bruno Izidro
3- Linguagens convergentes: semioses na webParticipantes: Edilene Mafra, Susy Freitas, Valter Mesquita
14h: Workshop "Como planejar um livro-reportagem"
Ministrado pelo prof. Antônio Catalão

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Inscrições estendidas para seminário e workshop!

O Mediação – Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação decidiu estender o prazo para as inscrições no I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação. Agora a inscrição segue até 28 de novembro às 22h.

Outra novidade é que o prazo de inscrição para o workshop “Como planejar um livro-reportagem”, que ocorre durante o seminário, também será estendido até o dia 28. Vale lembrar que é preciso se inscrever primeiramente no seminário para poder participar do workshop, pois as atividades não são separadas.

Clique aqui para realizar a sua inscrição no I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação e depois clique aqui para se inscrever no workshop “Como planejar um livro-reportagem”.

Sobre o workshop “Como planejar um livro-reportagem”

O workshop será ministrado pelo professor Antonio Catalão, doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde desenvolveu sua tese pesquisando sobre o livro-reportagem. A proposta do workshop é apresentar e discutir um aspecto fundamental para a elaboração de um livro-reportagem: o processo de planejamento necessário para o desenvolvimento de um produto jornalístico e editorial com a coerência, a coesão, a consistência e legibilidade desejáveis. Tal processo inicia-se, evidentemente, na elaboração da pauta, mas vai muito além desse momento, devendo abranger desde a definição do tema até os detalhes referentes à elaboração do texto final. 

Certificados do Ciclo de Debate e Curso Estudos em Semiótica

Na ocasião do seminário, a equipe do Mediação também disponibilizará os certificados dos eventos I Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano e Curso Estudos em Semiótica. Após essa data, os participantes que desejam receber seus certificados devem se dirigir ao Departamento de Comunicação Social (Decom/Ufam), localizado no 1º bloco de departamentos do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).




Programação:

29 de novembro de 2011:
9h: Credenciamento
10h: Palestra de Abertura com o Prof. Dr. Antônio Catalão sobre a importância do livro-reportagem na cultura.
14h: Mesa redonda “As linguagens da comunicação na cultura”, proferida pelos Prof. Dr. Cláudio Manoel Correia, Ítala Clay e Mirna Feitoza Pereira.

30 de novembro de 2011
9h-11h30: Mesas-redondas
1- Linguagens da cidade: notícias em trânsito e grafite
Participantes: Ana Bárbara Teófilo e Beatriz Silva Goes
2- Linguagens do entretenimento: games e histórias em quadrinhos
Participantes: Anielly Laena e Bruno Izidro
3- Linguagens convergentes: semioses na web
Participantes: Edilene Mafra, Susy Freitas, Valter Mesquita

Informações:

Para mais informações, envie um email para gpmediacao@gmail.com. 

terça-feira, 22 de novembro de 2011

I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação: Inscrições abertas para workshop

Estão abertas as inscrições para o “Workshop: Como planejar um livro-reportagem” , que acontece no dia 30 de novembro no no auditório Rio Solimões (ICHL/Ufam). Para participar é preciso fazer a inscrição clicando aqui depois de já ter feito sua inscrição primeiramente no seminário. 

O segundo passo é confirmar a inscrição no workshop junto à equipe do Mediação no dia do evento, 30 de novembro, de 13h às 13h30, no auditório Rio Solimões (ICHL/Ufam). Nesse momento será necessário apresentar documentação comprobatória de sua condição de estudante, graduado ou profissional de Jornalismo (confirmação de matrícula, certificado de conclusão de curso superior em Jornalismo ou registro profissional de Jornalista). 

Importante: uma vez que as vagas são limitadas, terão suas vagas asseguradas somente os 60 primeiros pré-inscritos que confirmarem sua inscrição no horário estabelecido (de 13h às 13h30), em 30 de novembro. Após esse horário, o processo da inscrição no workshop estará encerrado, e o curso terá início às 14h. 

É importante salientar que a pré-inscrição no workshop não implica inscrição automática na programação geral do seminário! Para participar da palestra e das mesas previstas no I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação, é necessário realizar inscrição no Blog do Mediação, no período de 24 de outubro a 24 de novembro de 2011, clicando aqui e preenchendo o formulário. 

O workshop "Como planejar um livro-reportagem" é gratuito e direcionado exclusivamente a estudantes e profissionais de Jornalismo, tendo um limite de 60 vagas. A listagem de inscritos será divulgada pelo blog antes do evento, então, fique atento nas novidades do Blog do Mediação! 

Workshop "Como planejar um livro-reportagem" 

A proposta deste workshop é apresentar e discutir um aspecto fundamental para a elaboração de um livro-reportagem: o processo de planejamento necessário para o desenvolvimento de um produto jornalístico e editorial com a coerência, a coesão, a consistência e legibilidade desejáveis. Tal processo inicia-se, evidentemente, na elaboração da pauta, mas vai muito além desse momento, devendo abranger desde a definição do tema até os detalhes referentes à elaboração do texto final. 

Programação geral do I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação: 

29 de novembro de 2011: 
9h: Credenciamento 
10h: Palestra de Abertura com o Prof. Dr. Antônio Catalão sobre a importância do livro-reportagem na cultura. 
14h: Mesa redonda “As linguagens da comunicação na cultura”, proferida pelos Prof. Dr. Cláudio Manoel Correia, Ítala Clay e Mirna Feitoza Pereira. 

30 de novembro de 2011 
9h-11h30: Mesas-redondas 
1- Linguagens da cidade: notícias em trânsito e grafite 
Participantes: Ana Bárbara Teófilo e Beatriz Silva Goes 
2- Linguagens do entretenimento: games e histórias em quadrinhos 
Participantes: Anielly Laena e Bruno Izidro 
3- Linguagens convergentes: processos na web 
Participantes: Edilene Mafra, Susy Freitas, Valter Mesquita 

Informações: 

Para mais informações, envie um email para gpmediacao@gmail.com.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Tudo sobre o I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação em um só post!


O Mediação – Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação realiza nos dias 29 e 30 de novembro o I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação. O evento acontecerá no Auditório Rio Solimões, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas (ICHL/Ufam). Com o tema as “Linguagens da Comunicação na Cultura”, o evento apresentará, pela primeira vez, as pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do grupo de pesquisa Mediação. O seminário visa aproximar a comunidade universitária do ponto de vista semiótico para os estudos da comunicação e da cultura.

A programação do evento conta, na manhã de terça-feira, 29 de novembro, com a palestra de abertura “Para uma semiótica dos gêneros do discurso: o caso do livro-reportagem”, ministrada pelo professor doutor Antônio Catalão. Pela tarde, está confirmada a mesa-redonda “As linguagens da comunicação na cultura”, que terá a participação dos professores doutores Mirna Feitoza, Ítala Clay e Claudio Correia, todos pesquisadores membros do Mediação.

Na quarta-feira, 30 de novembro, é a vez das mesas-redondas, que abordam a visão científica sobre temas como comunicação, arte, entretenimento e web. A primeira mesa é “Linguagens da cidade: notícias em trânsito e grafite”, com a participação das graduandas Beatriz Góes (do curso de Jornalismo) e Bárbara Teófilo (Artes Plásticas). Em seguida acontece a mesa-redonda “Linguagens do entretenimento: games e histórias em quadrinhos”, com a apresentação do graduando Bruno Izidro (Jornalismo) e da mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) Anielly Dias. Já a terceira mesa-redonda da manhã, “Linguagens convergentes: processos da web”, será composta pelos mestrandos do PPGCCOM Edilene Mafra, Susy Freitas e Valter Mesquita. Finalizando o evento, a tarde de 30 de novembro contemplará o workshop “Como planejar um livro-reportagem”, a ser ministrado pelo professor Antônio Catalão.



Sobre o palestrante

Antônio Heriberto Catalão Junior é professor da Ufam, atuando na unidade em Parintins e como membro do Mediação. O professor possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde desenvolveu sua tese pesquisando sobre livro-reportagem.

Nesse trabalho, Catalão discute a importância do livro-reportagem na cultura brasileira, o que o caracteriza como um gênero e de que essa produção contempla questões da contemporaneidade. E é justamente o livro-reportagem o tema da palestra e do workshop que serão ministrados pelos professor no I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação.


Inscrições

As inscrições são gratuitas e acontecem exclusivamente online no Blog do Mediação até o dia 24 de novembro CLICANDO AQUI.

O link para inscrição no workshop “Como fazer um livro-reportagem” estará disponível no blog entre 14 e 18 de novembro. Atenção: para se inscrever no workshop, é preciso se inscrever primeiramene no evento e ser estudante, graduado, pesquisador ou profissional da área de Jornalismo. O não cumprimento desses requisitos implica no cancelamento da inscrição no workshop.


Programação:

29 de novembro de 2011:
9h: Credenciamento
10h: Palestra de Abertura com o Prof. Dr. Antônio Catalão sobre a importância do livro-reportagem na cultura.
14h: Mesa redonda “As linguagens da comunicação na cultura”, proferida pelos Prof. Dr. Cláudio Manoel Correia, Ítala Clay e Mirna Feitoza Pereira.

30 de novembro de 2011
9h-11h30: Mesas-redondas
1- Linguagens da cidade: notícias em trânsito e grafite
Participantes: Ana Bárbara Teófilo e Beatriz Silva Goes
2- Linguagens do entretenimento: games e histórias em quadrinhos
Participantes: Anielly Laena e Bruno Izidro
3- Linguagens convergentes: semioses na web
Participantes: Edilene Mafra, Susy Freitas, Valter Mesquita

Informações:

Para mais informações, envie um email para gpmediacao@gmail.com.

II Conferência Internacional de Comunicação e Semiótica da Amazônia acontece na UFRR

A II Conferência Internacional de Comunicação e Semiótica da Amazônia acontece no auditório da Escola de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) entre os dias 7 e 8 de novembro. Com o tema “Imagética, fronteira e tecnologias digitais”, o evento contará com um convidado mais que ilustre: o professor Antonio Fidalgo, da Universidade de Beira Interior (UBI – Portugal).

Fidalgo é diretor do Laboratório de Comunicação On-line (LabCom) e fundador da Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação (BOCC), um dos maiores acervos de consulta aberta de obras na área dos estudos da comunicação na Internet. Durante a conferência, ele apresentará a palestra “A função-signo do celular: produção e consumo de sentidos na sociedade móvel”. Além disso, o professor estará presente num encontro que reunirá docentes do curso de Comunicação Social e membros do Núcleo de Pesquisa Semiótica da Amazônia (NUPS).

Mediação participa da conferência

O evento também contará com a presença do Mediação – Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação. A professora Mirna Feitoza Pereira e o professor Cláudio Manuel Correia são, respectivamente, líder e vice-líder do grupo e participarão ativamente do evento.

No dia 07, o professor Cláudio será o mediador durante a apresentação dos trabalhos de professores do NUPS. Já no dia 08, a professora Mirna comporá a mesa-redonda “Comunicação e semiótica na Amazônia”.

A conferência será marcada pelo primeiro encontro do Grupo de Trabalho Comunicação e Semiótica na Amazônia. A atividade reunirá os dois professores do Mediação, além da professora Aparecida Zuin, da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Nessa ocasião acontece o lançamento de uma coleção de livros do NUPS.

Programação da II Conferência Internacional de Comunicação e Semiótica da Amazônia

07 de novembro de 2011
Manhã
Credenciamento
Tarde
14h – Exposição de fotos e mostra filmes
14h – Trabalhos de professores do Núcleo de Pesquisa Semiótica da Amazônia (NUPS) – Mediação Prof. Dr. Claudio Correia – UFAM.
18h – Abertura oficial
(a) Lançamento da Coleção de Livros do NUPS;
(b) Palestra professor Antonio Fidalgo, professor da Universidade da Beira Interior UBI – Portugal. Mediadora: Profa. Dra. Sônia Costa Padilha – UFRR.

08 de novembro de 2011
Manhã
Encontro com o professor Fidalgo e professores do Curso de Comunicação Social (CCS) e NUPS.
Tarde
14h – Atividades do Grupo de Trabalho e Apresentações
A) GT- Comunicação e Semiótica na Amazônia (Pós-Graduação) - UFRR, UNIR, UFAM – Coordenação - Profa. Dra. Aparecida A. L. Zuin – UNIR
B) Apresentação de trabalhos dos alunos e ex-alunos do CCS
18h – Encerramento
Mesa: Comunicação e Semiótica na Amazônia.
Profa. Dra. Aparecida A. L. Zuin – UNIR
Profa. Dra. Mirna Feitoza – UFAM
Prof. Msc. Maurício Zouein – UFRR
Mediadora Profa. Msc. Vangêla Moraes – UFRR

Para saber mais sobre o NUPS, clique aqui