terça-feira, 2 de agosto de 2016

Mediação realiza workshop para discutir o desenvolvimento de diagramas




Nos dias 25 a 28 de julho, o Mediação - Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação – realizou o “Workshop de pesquisas para o desenvolvimento de diagramas” na sala 16, do prédio Mário Ypiranga, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas (ICHL/Ufam). Foram quatro dias de workshops que abordaram as construções de raciocínios realizadas para a elaboração de diagramas do pensamento.

Entre os participantes estava a Profa. Dra. Irene Machado, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), que realizou a apresentação de encerramento do evento, intitulada “Diagramas e modelização: representações diagramáticas do pensamento”. A palestra de abertura, por sua vez, foi feita pela líder do Mediação da Ufam, Profa. Dra. Mirna Feitoza Pereira.

Na tarde da segunda-feira, 25 de julho, logo após a palestra de abertura, foram realizadas as apresentações “Diagramas de geografias brasileiras aonde ocorrem jogos de crianças: quintais, terreiros, chãos em diálogo com a dança contemporânea” de Francisco Rider da Silva (Projeto Cênica Corporal Uma) e “Jogo e autismo: estudos diagramáticos” de Andrielle Oliveira (PPGCCOM/Ufam).



Entre as discussões de terça-feira, por sua vez, estavam “Eis aqui o templo dos excluídos da cultura: como pensam as imagens” de Sue Cursino (PPGSCA/Ufam); “Comunicação e saúde: neurovidas em rede” de Daiana Gualberto (PPGCCOM/Ufam) e “Aroma de ambiente da marca Farm” de Sarah Batista (PPGCCOM/Ufam).

No dia seguinte, na quarta-feira, 27 de julho, era vez do debate acerca da “Memória urbanística de Manaus e sua relação com as águas por meio do Prosamim” de Beatriz Goes (PPGCCOM/Ufam); “Games e cultura: diagramas iniciais das linguagens da série Meral Gear Solid” de Marcus Cordeiro (PPGCCOM/Ufam) e “Representações iconográficas do projeto Pensamento Diagramático” de Hannah Pinheiro (Mediação/Ufam).