
A dissertação foi elogiada pela banca examinadora devido ao seu rigor metodológico. “A partir de sua dissertação será possível a outros pesquisadores aplicar uma metodologia não apenas no estudo do museu virtual, mas de vários outros ambientes comunicacionais na web”, afirmou na ocasião a professora Célia Barbalho, um dos membros da banca. Já a professora Rosemara Staub, que também compôs a banca, destacou a aproximação de diferentes saberes como comunicação, arte e informática na pesquisa e a clareza ao discorrer sobre o que é um ecossistema comunicacional e quais os conceitos retirados da Semiótica da Cultura que nortearam a pesquisa.
Na manhã de quarta-feira, 30, será possível saber um pouco mais sobre a pesquisa de Valter e de outros membros do Mediação durante as mesas-redondas que acontecem durante o I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação. Confira abaixo a programação geral do evento:
Programação:
29 de novembro de 2011:
9h: Credenciamento
10h: Palestra de Abertura "Para uma semiótica dos gêneros do discurso: o caso do livro-reportagem", ministrada pelo Prof. Dr. Antônio Catalão.
14h: Mesa redonda “As linguagens da comunicação na cultura”, proferida pelos Prof. Dr. Cláudio Manoel Correia, Ítala Clay e Mirna Feitoza Pereira.
9h-11h30: Mesas-redondas
1- Linguagens da cidade: notícias em trânsito e grafiteParticipantes: Ana Bárbara Teófilo e Beatriz Silva Goes
2- Linguagens do entretenimento: games e histórias em quadrinhosParticipantes: Anielly Laena e Bruno Izidro
3- Linguagens convergentes: semioses na webParticipantes: Edilene Mafra, Susy Freitas, Valter Mesquita
14h: Workshop "Como planejar um livro-reportagem"
Ministrado pelo prof. Antônio Catalão