quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação discutiu o estudo das linguagens da cultura

Por Beatriz Goes

Buscando falar sobre as linguagens da comunicação presentes na cultura,  o evento organizado pelo Mediação, Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação, teve seu encerramento na tarde do dia 30 de novembro.
A professora do Departamento de Comunicação Social e líder do Mediação, Mirna Feitoza, destacou a finalidade do evento: “O grupo de pesquisa Mediação está fazendo dois anos de fundação e nesse período seus membros realizaram alguns trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado. Essa foi a oportunidade de apresentar, pela primeira vez, esses trabalhos reunidos”, destacou a professora.

O primeiro dia
Intitulada “Para uma semiótica dos gêneros do discurso: o caso do livro-reportagem”, a palestra de abertura do primeiro dia do seminário, 29, foi ministrada pelo diretor do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia e professor do Departamento de Comunicação Social (campus Parintins), Antônio Catalão. 
À tarde, foi formada a mesa redonda “As linguagens da comunicação na cultura” em que estavam presentes os professores Claúdio Correia, Ítala Clay e Mirna Feitoza, todos do Departamento de Comunicação Social.

O segundo dia
Na manhã do dia 30, foram apresentadas três mesas-redondas com o objetivo de se discutir os diferentes tipos de linguagens presentes na comunicação. A primeira mesa tinha por tema as “Linguagens na cidade: notícias em trânsito e grafite” , a segunda mesa redonda tratava das “Linguagens do Entretenimento: videogames e histórias em quadrinhos” e por último  foram discutidas as “Linguagens convergentes: processos da web”.

Para a discente do 5° período de jornalismo da Uninorte, Tanair Maria, o  evento foi uma ótima oportunidade para a troca de experiências. “A dinâmica foi fantástica. Eu adorei ver profissionais concluindo os seus trabalhos de iniciação científica, conclusão de curso e dissertações de mestrado e apresentando isso com a intensidade com que eles fizeram”, afirmou a aluna.

O workshop

No workshop de encerramento “Como planejar um livro-reportagem”, o professor Antônio Catalão tratou sobre a estrutura de um livro-reportagem desde de seu planejamento editorial e pauta até sua estrutura composicional. “Procurei, para esse workshop em especial, priorizar a discussão acerca do processo de produção de um livro-reportagem a partir da pauta, mas também, a partir do processo de planejamento de texto e planejamento de apuração”, explicou o professor.

Metas alcançadas 

O professor do Departamento de Comunicação Social e um  dos coordenadores do seminário, professor  Claúdio Correia, afirmou estar muito feliz com os resultados alcançados pelo evento. Ele fez  questão de destacar  a importância da divulgação e discussão do campo da Semiótica. “Nós estamos aos poucos tentando mostrar para a Ufam e para a região Norte a importância da Semiótica, uma área que tem muito a ensinar e explicar sobre os complexos caminhos da representação", concluiu o professor.
 
Certificado

Serão emitidos dois certificados de participação no I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação: um específico para os que participaram das mesas-redondas e outro para os participantes do workshop “Como planejar um livro-reportagem”.  Informaremos aqui mesmo pelo Blog do Mediação a data e lugar de entrega dos certificados, assim que possível. Também é possível consultar a Pró-reitoria de Extensão e Interiorização (proexti) para ter mais informações sobre o prazo de emissão e entrega dos certificados através do telefone (92) 3305 1497