segunda-feira, 31 de outubro de 2011

I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação: Identidade Visual

O Mediação – Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação divulga em primeira mão a logomarca do I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação. A partir de hoje, o grupo traz a imagem que reflete “a cara” do evento e que servirá como cartão de visitas para todos que queiram se inscrever.


Sobre a identidade visual

A identidade visual foi resultado de uma parceria entre o grupo de pesquisa Mediação e o Programa de Educação Tutorial do curso de Desenho Industrial (PET Design) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). “É interessante para o programa observar desafios como esse porque eles fazem com que os alunos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, afirma Nelson Kuwahara, tutor do PET Design.

Com o objetivo de destacar os significados da semiótica, os membros do PET Design escolheram as cores vermelho, azul e amarelo para a identidade visual do evento. “Chegamos a um resultado que evidenciou o significado da semiótica: a tríade signo, objeto e interpretante. Por isso deixamos as cores primárias nessa representação”, explica Marina de Almeida, aluna do 6° período de Desenho Industrial e integrante do PET Design.

Sobre o PET Design


Pet Design (Foto: PETCOM/Ufam)

O Programa de Educação Tutorial é uma modalidade de projeto de investimentos acadêmico da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC). Ele se baseia em grupos tutoriais de aprendizagem, na qual cada aluno integrante participa de diversas atividades  sob a orientação de um professor tutor.

Criado no ano de 2010, o PET Design ganha destaque por ser o primeiro PET Design Bacharelado do país. Sob a coordenação do professor Nelson Kuwahara, os integrantes do programa atendem a ONGs como a Alternativo de Petrópolis, além de contribuem com o Programa de Atividades Motoras para Deficientes (Proamde/Ufam). O PET Design também se dedica a projetos como o Projeto de Postos de Trabalho de Seleção de Sementes de Oleaginosas, que desenvolvem estações de trabalho para comunidades do interior do Amazonas e fazem a produção de óleos vegetais.