segunda-feira, 17 de outubro de 2016

O documentário "Continue" e o videogame como uma atividade humana


Por Marcus Cordeiro


            Em 2009, os jogos eletrônicos e os documentários para TV, passaram por um ponto de convergência por um breve momento no canal de TV a cabo Multishow. Um documentário de cerca de 40 minutos intitulado "Continue" acabou por me chamar a atenção no meio da programação ainda escassa sobre o meio de comunicação dos videogames à época.

Reencontrando o vídeo na plataforma Vimeo a poucos dias, relembrei da visão divertida e diferente que os produtores do vídeo tiveram sobre a cultura do videogame no tempo antes da explosão do Youtube e Facebook no Brasil. Meu primeiro contato com o vídeo foi em 2010 quando estava pesquisando o fenômeno cultural dos games ainda na graduação. A linguagem didática do programa feito pela produtora BdeVaca Filmes foi rica para criar inferências sobre os games como algo mais do que somente uma forma de entretenimento em meu processo de pesquisa.

A clássica tela de Continue dos games antigos, que deu nome ao documentário exibido pelo canal Multishow.
O documentário conta a história de dois estudantes de publicidade que resolvem fazer um trabalho de conclusão de curso em forma de documentário para a faculdade. A temática seria, claro, a atividade que eles mais compartilhavam juntos: os jogos eletrônicos e sua influência na vida pessoal dos jogadores. Segundo a sinopse do vídeo no multishow:

"Inicialmente, o filme Continue? mostraria uma viagem de Eduardo e Octávio para a Electronic Entertainment Expo (E3), a maior feira de entretenimento dos Estados Unidos. A dupla foi ao evento, entrevistou os principais nomes da indústria, mas um imprevisto fez com que os planos tivessem de ser mudados. Ao chegarem ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, os dois rapazes foram roubados: a mochila que estava com todas as fitas da viagem desapareceu. Foi quando eles se deram conta do real objetivo do vídeo"

No percurso, eles conhecem dois personagens que definem a interação de grande parte do público brasileiro com a cultura dos games: um colecionador e um inveterado jogador de jogos online. Após aventuras atrás de entrevistas nos EUA e o retorno ao documentário 3 anos depois da sua idealização, o círculo dos jogos se fecha e os estudantes concluem: “No início, era um filme sobre videogame, mas, no fim, vimos que era um filme sobre pessoas. Sobre pessoas buscando equilíbrio, sobre pessoas que estão procurando se comunicar com alguém, sobre pessoas que estão procurando uma paixão na vida”.

Confira o documentário na integra abaixo: