domingo, 16 de outubro de 2016

Para pensar a cidade: palestra de Jaime Lerner no TED

Por Beatriz Goes

Como o tema para o meu primeiro Diário do Pesquisador nesta página do Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação escolhi a questão da cidade, objeto que venho pesquisando desde a graduação.

Nesta seção, que tem como proposta funcionar como um espaço livre para que nós, pesquisadores do grupo, possamos falar de maneira mais aberta sobre nossas percepções e coisas que tenham nos chamado a atenção para determinada realidade, pretendo tratar sobre a palestra proferida por Jaime Lerner no TED Talks.

De maneira geral, o TED é uma fundação sem fins lucrativos que tem como lema “Ideas worth Spreading”, ou seja, eles buscam ideias que valem a pena ser espalhadas. Com esse objetivo, organizam diversas conferências ao redor do mundo.

Uma delas foi a realizada em 2007, em Monterey, California, por Jaime Lerner, urbanista eleito por três vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Paraná, que modificou radicalmente a infra-estrutura e identidade da capital do estado. 

Palestra de Lerner no TED em 2007. Fonte: Ted.com

Pioneiro em mobilidade urbana, durante o seu mandato, realizou a obra dos expressos, isto é, dos ônibus urbanos com vias exclusivas que hoje compõem a Rede Integrada de Transporte da cidade, um modelo copiado e aplicado em várias cidades do Brasil e do mundo.

No vídeo, intitulado "O canto da cidade", Lerner fala sobre sua experiência no comando de Curitiba e sobre como lidou com alguns problemas urbanos como a mobilidade urbana e o design da cidade. Para ele, “ a cidade não é um problema, mas uma solução”, afirmou.

Assista o vídeo na íntegra abaixo: