quarta-feira, 30 de março de 2011

Ciclo de Debates inicia com mesa-redonda sobre comunicação jornalística na cidade

Por Bruno Izidro

Realizada na quarta-feira, 30, a primeira etapa do Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano foi um sucesso. O público, formado em sua maioria por graduandos, pós-graduandos e profissionais da área de comunicação, lotou o Auditório Rio Negro para prestigiar a mesa-redonda “Notícias em Transito: comunicação jornalística e mobilidade urbana”.

Na cerimônia de abertura, o professor Nelson Noronha, diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas (ICHL/Ufam), elogiou a iniciativa do Grupo Mediação ao promover o ciclo e trazer esse tipo de discussão para a universidade. “O grupo está de parabéns e ainda será lembrado no futuro; com certeza o evento dará muitos frutos para a academia”, afirmou o professor.

A mesa-redonda contou com os convidados Geraldo Alves, professor da Ufam e pesquisador na área de transporte urbano, mobilidade e acessibilidade de populações urbanas, e o jornalista e editor executivo do jornal Dez Minutos, Márcio Noronha.

Geraldo falou sobre o transporte urbano e as expansões das cidades, explanando inicialmente acerca do desenvolvimento do transporte em Manaus desde os bondes até os Moto-táxis. As conseqüências dessa expansão na vida da população da cidade foi alvo de críticas na pesquisa do professor. “A cidade que nós estamos construindo roubou de nós a mobilidade que tínhamos”, explicou o professor “a população foi transformada em simples consumidora, já que os espaços urbanos não dão condições de mobilidade”, explicou.

Em seguida, o jornalista Márcio Noronha falou sobre a experiência do jornal Dez Minutos, o mais lido da cidade graças a sua nova forma de circulação de notícias e o impacto que ela teve na população de Manaus. “O jornal é distribuídos nos principais centros de circulação da cidade, como os terminais de ônibus, cruzamentos das ruas e sinais de transito; além disso, temos uma linguagem simples e direta com o leitor”, afirmou o jornalista ao explicar algumas das razões para o sucesso do empreendimento.




Debate contou com a participação ativa do público

Logo após a apresentação, a professora e jornalista Ivânia Vieira deu início ao debate, provocando diversas reflexões e indagações sobre os tópicos apresentados pelos palestrantes. A professora enfatizou principalmente questões relativas à mobilidade das pessoas na cidade e o enfoque no cotidiano da população através da circulação do jornal Dez Minutos. “O cotidiano mostrado no Dez Minutos não pode ser vista como algo ruim, já que ele é a própria essência da população”, disse a professora Ivânia.

O debate também contou com a participação ativa dos presentes no auditório, que indagaram os convidados com questionamentos acerca da importância dos meios de comunicação como formadores de opinião entre a classe baixa, o apelo dos veículos como modo primordial de locomoção dentro da cidade e a necessidade de se discutir a realidade da região.

Por fim, a acadêmica de Jornalismo da Ufam e membro do Grupo Mediação, Beatriz Goes, apresentou seu Projeto de Iniciação Científica (Pibic) sobre a circulação das notícias do jornal impresso na cidade, intitulado  “Notícias em trânsito: a comunicação da notícia no jornalismo impresso a partir da dinâmica do espaço urbano”.

Ao final da primeira etapa do Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano, o sentimento era que a discussão poderia durar muito mais que uma manhã, tamanha é a importância e a necessidade de discutir sobre o tema. Mas esse foi só o começo, já que no dia 28 de Abril será realizada a segunda etapa com o tema da publicidade nos meio urbano. Vale lembrar que a inscrição no Ciclo de Debates reinicia na quinta, 31 de março, e segue até 26 de abril.