quinta-feira, 31 de março de 2011

Convidados da primeira etapa do Ciclo de Debates elogiam iniciativa

Por Bruno Izidro

A mesa-redonda “Notícias em Transito: comunicação jornalística e mobilidade urbana” marcou o início da primeira fase do Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano na última quarta-feira, 30. Os convidados da mesa, o jornalista e editor do jornal Dez Minutos, Marcio Noronha, e o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Geraldo Alves, falaram sobre suas impressões do evento.

Márcio Noronha e Geraldo Alves em mesa-redonda do Ciclo de Debate
O professor do curso de Geografia da Ufam, Geraldo Alves, sentiu-se lisonjeado com o convite em participar do ciclo. “É preciso ampliar o debate sobre a comunicação e também sobre a cidade dentro da universidade, e essa aproximação dos vários cursos e áreas é ótima para isso”, afirmou. A apresentação do professor no ciclo tratou do tema “Automóvel e Transporte Urbano: Até onde iremos?”, no qual ele mostrou os males e conseqüências da chamada expansão horizontal na cidade de Manaus.

“Aqui há dois tipos de cidade: uma ilha concentrada e suas periferias”, explicou o professor, acrescentando que tal fato aumenta a desigualdade social, uma vez que a periferia fica desprovida de muitas coisas. Geraldo também frisou a existência da chamada “cultura do automóvel” em Manaus como uma saída encontrada pela população para driblar os problemas de mobilidade urbana, assim como os moto-táxi e lotações, mas que na verdade agravam a situação.

Dez Minutos em destaque

O jornalista Márcio Noronha também apreciou a chance de participar do ciclo de debates. O editor do jornal Dez Minutos vê como essencial a interação com os estudantes. “É interessante poder discutir o profissional de comunicação dentro da academia, fazendo uma interação entre prática do mercado e a teoria da faculdade”, afirmou.
Público prestigia a primeira fase do evento

Na apresentação na mesa-redonda, o editor mostrou o surgimento e o impacto que o jornal Dez Minutos causou na sociedade. O jornalista falou principalmente da interação com o leitor através de vários canais, dos analógicos como o telefone até os digitais como o Twitter. Segundo Márcio, o grande impacto do jornal Dez Minutos foi incentivar o habito da leitura entre pessoas que não tinha tal costume e, por isso, eram menos informadas sobre o que acontece na cidade. “Nós fizemos uma pesquisa e mais da metade dos leitores do Dez Minutos são da classe C, que consomem o jornal indo para o trabalho, no transito”, afirmou.

Ciclo de Debates continua em abril

A segunda fase do Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano acontece no dia 28 de abril e contará com uma conferência sobre a linguagem publicitária no espaço da cidade ministrada por Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Espaço-Visualidade/Comunicação-Cultura (Espacc/PUC-SP). Para participar, faça sua inscrição online aqui entre os dias 31 de março e 26 de abril.