quinta-feira, 28 de abril de 2011

Segunda etapa do Ciclo de Debates levanta discussões sobre a publicidade no meio urbano

Repetindo o sucesso da primeira etapa, a segunda fase do Ciclo de Debates Comunicação no Espaço urbano lotou na manhã de quinta-feira, 28, o auditório Rio Solimões da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Para discutir a publicidade dentro no meio urbano estavam presentes alunos e profissionais de comunicação, nas áreas de relações públicas, jornalismo e, claro, publicidade.

Foco na Mídia Exterior

Num primeiro momento ocorreu a mesa redonda “Mídia exterior: a linguagem publicitária no espaço da cidade” com Everton Arruda, professor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e Heleno Nobre, da empresa de mobiliário urbano Cemusa. Cada um apresentou diferentes facetas da chamada mídia exterior.

Everton focou a mídia exterior e a poluição visual, questionando os prós e contras da primeira para a sociedade. Em um tom irônico, o professor do Ifam criticou os órgãos do governo por proibir algumas publicidades nos espaços da cidade. “Em Manaus não é permitido colocar publicidade em praças e espaços públicos, já que não é preciso: a cidade é muito rica” comentou.

Já Heleno Nobre, como representante de uma empresa que trabalha com publicidade, mostrou o lado do profissional que trabalha na prática com a mídia exterior. “Ela atinge muito mais o público porque a maioria da população está nas ruas boa parte do dia. O problema é que esse tipo de publicidade ainda é pouco explorada”, explicou Heleno. Ele também mostrou vários casos e exemplos de como utilizar a propaganda em equipamentos de mobiliário urbano como lixeiras, placas de identificação, relógios externos e paradas de ônibus em Manaus.

A cidade como meio de comunicação

O segundo momento do ciclo de debates foi marcado pela apresentação da convidada especial do evento, a professora Regiane Nakagawa, coordenadora do curso de publicidade e propaganda da Pontifícia Universidade Católica (PUC–SP). Regiane discorreu sobre a cidade como espaço de comunicação. “Quando a publicidade vê a cidade não como um suporte, e sim como meio comunicativo, ela apresenta certas características próprias, sendo desenvolvida de forma diferente”, explicou a professora ao relacionar a questão com a publicidade.

Regiane demonstrou a capacidade que a publicidade tem de modificar o significado de lugares na cidade, utilizando vários exemplos de propagandas que se integram aos espaços públicos de forma criativa. “Esse tipo de publicidade é muito própria porque há a necessidade de se olhar cada cidade de forma específica para aquela propaganda e aquela mensagem dentro do meio em que ela está inserida”, completou. Ao final da conferência, os presentes realizaram perguntas para os convidados, gerando uma discussão muito bem vinda para a questão da publicidade na cidade de Manaus.


O ciclo de debates ainda terá uma terceira e última etapa no dia 27 de maio com uma intervenção em algum espaço urbano. As inscrições gratuitas podem ser feitas no Blog do Mediação, clicando aqui e preenchendo o formulário. Vale lembrar que as pessoas inscritas em uma das fases do evento estão automaticamente inscritas em todas as fases, diferenciando-se apenas os certificados. Para mais informações, envie um e-mail para gpmediacao@gmail.com ou mediacao@ufam.edu.br.