quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ciclo de Debates aborda expressões artísticas na cidade


O Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano chega a sua última fase trazendo a arte urbana como tema central. De que maneira a arte urbana se constrói? Quais são os desafios para quem produz e pesquisa essa forma de expressão? Estes e outros assuntos serão abordados durante o evento, programado para a próxima sexta-feira, dia 27 de maio, no Hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas (ICHL/Ufam).

A programação iniciará às 8h30, com o credenciamento dos participantes previamente inscritos através do Blog do Mediação. Às 9h, os artistas convidados participarão da mesa de abertura, intitulada “Arte urbana: expressões criativas da cidade”.

Já estão confirmados os grafiteiros Rogério Arab e Thaizis Isy, além do rapper Adriano Richards, que falarão sobre suas experiências artísticas. O professor do curso de Artes Plásticas da Ufam, Valter Mesquita, atuará como mediador da mesa.

Em seguida, a aluna do curso de Artes Plásticas da Ufam, Bárbara Teófilo, apresentará seu projeto de pesquisa, “Grafite como linguagem da cidade: um estudo da comunicação a partir das interferências do espaço urbano na manifestação do grafite na cidade de Manaus”, que está em andamento no âmbito do PIBIC/Ufam, com bolsa do PAIC/Fapeam e orientação da professora do Mirna Feitoza, do Departamento de Comunicação da Ufam e líder do Mediação.

A pesquisa sobre grafite de Bárbara Teófilo foi selecionada para participar do X Congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte (Intercom Norte), a ser realizado no início de junho em Boa Vista (RO).

Outras surpresas estão sendo programadas para o evento. Em breve traremos mais novidades! Portanto, siga o Blog do Mediação e fique atualizado.


Inscrições:

Ainda dá tempo de se inscrever gratuitamente no Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano. Basta clicar aqui e preencher o formulário até o dia 26 de maio.

 Aqueles que já participaram da primeira e/ou segunda fase do ciclo não precisam realizar a inscrição online, tendo apenas que comparecer para o credenciamento e aproveitar o evento.


Programação:

27 de maio de 2011, 8h30 às 12h

Intervenções: Arte Urbana: Expressões Criativas da Cidade
8h30: Credenciamento
9h: Mesa de abertura, com artistas convidados
Mediador: Valter Mesquita (UFAM)
9h30: Apresentação do projeto de pesquisa: Grafite como linguagem da cidade: um estudo da comunicação a partir das interferências do espaço urbano na manifestação do grafite na cidade de Manaus
Expositora: Ana Bárbara de Souza Teófilo (bolsista do PIBIC/UFAM, PAIC/Fapeam)
Mediadora: Mirna Feitoza (UFAM)


Convidados confirmados:

- Adriano Richards: rapper e apresentador do programa de TV "Comunidade Hip Hop Tv Ufam".

- Rogerio Arab: natural de Belém (PA), reside em Manaus desde 1994. Iniciou sua carreira em 1989, no graffiti vandal e expandiu para o graffiti artístico em meados de 98/99, ao expor seus trabalhos em cidades como Belém, Boa Vista, Macapá, Porto Velho, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, e em Caracas (Venezuela). Também já expos trabalhos na “Pixo” em 2006 e “10PRA MIL” em 2009. Principal organizador dos maiores eventos de graffiti do norte e foi o único artista de graffiti da região norte/nordeste a ser indicado para o prêmio HUTUZ 2008 (premiação brasileira para artistas de Hip Hop). Com um estilo único e original se inspira na cultura Marajoara, para realizar seus trabalhos que estão espalhados nas principais avenidas de Manaus.

- Thaizis Isy: natural de Manaus (AM), desde cedo começou a desenhar e é hoje uma das representantes do graffiti feminino do Amazonas. Começou a grafitar nas ruas de Manaus em 2008 e participou dos principais eventos de graffiti em Manaus. Suas personagens são geralmente delicadas, femininas e com um estilo introspectivo. Isy frequentou cursos com formação complementar e Oficinas de Animação, Desenho Artístico, Teoria da Cor e Pintura, além de cursar Artes Plásticas na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). 




Sobre o Ciclo de Debates:

O Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano apresenta-se como ação extensionista do projeto de pesquisa “Espaços semióticos urbanos: um estudo da comunicação a partir das interferências do espaço urbano na dinâmica dos sistemas de signos”, coordenado pela Profa. Dra. Mirna Feitoza Pereira, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa Primeiros Projetos (PPP).

Com apoio da Pró-Reitoria de apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização da Ufam, o evento tem como objetivo principal refletir sobre a cidade como espaço de produção de linguagem e de comunicação e está sendo realizado em três edições, nos meses de março, abril e maio de 2011, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

As duas primeiras edições do Ciclo de Debates foram desenvolvidas por meio de mesas-redondas e palestras sobre os processos e produtos comunicativos manifestos na cidade, tendo como foco o jornalismo e a publicidade. A terceira edição destaca as expressões criativas que habitam a cidade, colocando em evidência as artes urbanas.

Promovido pelo Mediação – Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação (certificado pela Ufam no CNPq), em conjunto com o Departamento de Comunicação Social e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, o evento pretende aproximar a universidade dos setores e agentes envolvidos na construção dos processos e produtos comunicativos que circulam na cidade, tais como: empresas e profissionais de jornalismo, de publicidade e de design; além de performers e outros interventores ligados às artes urbanas, como grafiteiros, rappers e MCs.


Convidados das edições anteriores:

Éverton Moura Arruda, publicitário e professor do IFAM
Geraldo Alves de Souza, professor da Ufam e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira (Nepecab/Ufam)
Heleno Nobre, gerente operacional da Cemusa, empresa multinacional do setor de mobiliário urbano
Ivânia Vieira, professora da Ufam, editora de política do jornal A Crítica e coordenadora da revista eletrônica Maloca Digital.
Márcio Noronha, editor-executivo do jornal Dez Minutos
Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa, professora da PUC-SP e vice-líder do Grupo de Pesquisa Espaço-Visualidade/Comunicação-Cultura (Espacc/PUC-SP)
Zamir Mustafa Barbosa Junior, publicitário e professor do Uninorte.