domingo, 29 de maio de 2016

Pesquisador do Mediação publica livro de semiótica

O membro do Grupo de Pesquisa Mediação e professor do departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas, Valter Frank de Mesquita Lopes, lançou, no último mês de fevereiro, o livro "Semioses na Web", que investiga os processos comunicativos na Internet, em especial no museu virtual do Google.

A publicação é baseada no trabalho de mestrado do pesquisador, orientado pela líder do Mediação/UFAM, Mirna Feitoza Pereira e desenvolvida no âmbito do Grupo Mediação. A pesquisa foi defendida como trabalho de conclusão de curso de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Ufam - PPGCCOM/UFAM para obtenção do título de mestre de Valter.

O livro apresenta uma maneira de espectar as relações comunicativas na web, a partir do ponto de vista semiótico, acerca da compreensão de como os sistemas de signos estão organizados em seu interior. Segundo o próprio autor, o leitor da obra "encontrará subsídios teóricos e metodológicos para repensar o ciberespaço como uma rede constituída de sistemas de signos distintos e estruturados diversamente, mantendo processos comunicativos em vários níveis de semiose".

Desta forma, o autor apresenta o objeto em análise - o Art Project -, identificando os sistemas significativos existentes no ambiente virtual e as relações entre eles. Este estudo se estruturou a partir do estabelecimento de três categorias de análises, a saber: os sistemas de base, os intermediários e os de superfície. Os conteúdos aqui presentes contribuirão para a compreensão das relações envolvidas na constituição desse novo espaço instituído na cultura, representado pelo museu virtual, notadamente com a pesquisa dos processos comunicativos nele envolvidos.

O livro, publicado pela Editora Appris, está a venda nos sites das Livrarias Cultura, Travessa, Martins Fontes Paulista e no próprio site da editora.