quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Tudo sobre o I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação em um só post!


O Mediação – Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação realiza nos dias 29 e 30 de novembro o I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação. O evento acontecerá no Auditório Rio Solimões, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas (ICHL/Ufam). Com o tema as “Linguagens da Comunicação na Cultura”, o evento apresentará, pela primeira vez, as pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do grupo de pesquisa Mediação. O seminário visa aproximar a comunidade universitária do ponto de vista semiótico para os estudos da comunicação e da cultura.

A programação do evento conta, na manhã de terça-feira, 29 de novembro, com a palestra de abertura “Para uma semiótica dos gêneros do discurso: o caso do livro-reportagem”, ministrada pelo professor doutor Antônio Catalão. Pela tarde, está confirmada a mesa-redonda “As linguagens da comunicação na cultura”, que terá a participação dos professores doutores Mirna Feitoza, Ítala Clay e Claudio Correia, todos pesquisadores membros do Mediação.

Na quarta-feira, 30 de novembro, é a vez das mesas-redondas, que abordam a visão científica sobre temas como comunicação, arte, entretenimento e web. A primeira mesa é “Linguagens da cidade: notícias em trânsito e grafite”, com a participação das graduandas Beatriz Góes (do curso de Jornalismo) e Bárbara Teófilo (Artes Plásticas). Em seguida acontece a mesa-redonda “Linguagens do entretenimento: games e histórias em quadrinhos”, com a apresentação do graduando Bruno Izidro (Jornalismo) e da mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) Anielly Dias. Já a terceira mesa-redonda da manhã, “Linguagens convergentes: processos da web”, será composta pelos mestrandos do PPGCCOM Edilene Mafra, Susy Freitas e Valter Mesquita. Finalizando o evento, a tarde de 30 de novembro contemplará o workshop “Como planejar um livro-reportagem”, a ser ministrado pelo professor Antônio Catalão.



Sobre o palestrante

Antônio Heriberto Catalão Junior é professor da Ufam, atuando na unidade em Parintins e como membro do Mediação. O professor possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde desenvolveu sua tese pesquisando sobre livro-reportagem.

Nesse trabalho, Catalão discute a importância do livro-reportagem na cultura brasileira, o que o caracteriza como um gênero e de que essa produção contempla questões da contemporaneidade. E é justamente o livro-reportagem o tema da palestra e do workshop que serão ministrados pelos professor no I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação.


Inscrições

As inscrições são gratuitas e acontecem exclusivamente online no Blog do Mediação até o dia 24 de novembro CLICANDO AQUI.

O link para inscrição no workshop “Como fazer um livro-reportagem” estará disponível no blog entre 14 e 18 de novembro. Atenção: para se inscrever no workshop, é preciso se inscrever primeiramene no evento e ser estudante, graduado, pesquisador ou profissional da área de Jornalismo. O não cumprimento desses requisitos implica no cancelamento da inscrição no workshop.


Programação:

29 de novembro de 2011:
9h: Credenciamento
10h: Palestra de Abertura com o Prof. Dr. Antônio Catalão sobre a importância do livro-reportagem na cultura.
14h: Mesa redonda “As linguagens da comunicação na cultura”, proferida pelos Prof. Dr. Cláudio Manoel Correia, Ítala Clay e Mirna Feitoza Pereira.

30 de novembro de 2011
9h-11h30: Mesas-redondas
1- Linguagens da cidade: notícias em trânsito e grafite
Participantes: Ana Bárbara Teófilo e Beatriz Silva Goes
2- Linguagens do entretenimento: games e histórias em quadrinhos
Participantes: Anielly Laena e Bruno Izidro
3- Linguagens convergentes: semioses na web
Participantes: Edilene Mafra, Susy Freitas, Valter Mesquita

Informações:

Para mais informações, envie um email para gpmediacao@gmail.com.