sábado, 11 de junho de 2011

Curso: Estudos em Semiótica

O Mediação – Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação realiza entre os dias 27 de junho e 1 de julho o Curso Estudos em Semiótica

O objetivo da atividade é fornecer a fundamentação teórica e metodológica relacionadas com as linguagens e a comunicação sob o olhar da semiótica. A produção das linguagens, da significação, da referencialidade e da interpretação dos signos e sua veiculação nas diferentes mídias contemporâneas serão abordadas no curso. O curso acontece na Escola de Enfermagem de Manaus (EEM/Ufam), localizada na Rua Terezina, n°. 495, bairro Adrianópolis.

As atividades do curso iniciam no dia 27 de junho, às 18h, com a palestra de abertura Comunicação e semiótica: da teoria ao texto, proferida pela professora Aparecida A. L. Zuin, doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pró-reitora de Administração e Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

No dia 28, as atividades do curso acontecem entre 18h e 20h com a professora Célia Barbalho (Ufam), que abordará o tema Semiótica Discursiva. No mesmo horário do dia 29, o professor Cláudio Correia (Ufam) trabalhará com a Semiótica Peirceana. No dia 30 é a vez de a professora Mirna Feitoza (Ufam) abordar a Semiótica da Cultura. Por fim, no dia 01 de julho a professora Ítala Clay (Ufam) tratará do tema Semiótica aplicada: relações entre, o corpo, o som e a imagem.


Inscrições

As inscrições para o Curso de Semiótica são gratuitas e serão realizadas exclusivamente no Blog do Mediação clicando aqui e preenchendo o formulário (ATENÇÃO: INSCRIÇÕES ENCERRADAS!). O curso possui 90 vagas. O material didático será distribuído aos inscritos no dia 27 de junho, a partir das 17h, no mini-auditório da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM/Ufam). Ao final do curso, os participantes receberão certificado pela Pró-reitoria de Extensão e Interiorização (Proexti/Ufam).

Para mais informações, envie um email para gpmediacao@gmail.com ou mailto:media%C3%A7%C3%A3o@ufam.edu.br

Agende-se

Curso Estudos em Semiótica 
27/06/2011
Palestra de Abertura – Comunicação e Semiótica: da Teoria ao Texto
Profa. Dra. Aparecida A. L. Zuin
Pró-Reitora de Administração e Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Rondônia - UNIR
18h – 19h

28/06/2011
Semiótica Discursiva
Profa. Dra. Célia Barbalho (UFAM – Universidade Federal do Amazonas)
18h – 20h

29/06/2011
Semiótica Peirceana
Prof. Dr. Claudio Correia (UFAM – Universidade Federal do Amazonas)
18h – 20h

30/06/2011
Semiótica da Cultura
Profa. Dra. Mirna Feitoza (UFAM – Universidade Federal do Amazonas)
18h – 20h

01/07/2011
Semiótica Aplicada: Relações entre, o Corpo, o Som e a Imagem.
Profa. Dra. Ítala Clay (UFAM – Universidade Federal do Amazonas)
18h – 20h