sábado, 28 de maio de 2011

Ciclo do Debates realiza Intervenção artística na Caixa D’água da Ufam


Surgindo como uma das atrações mais ousadas da terceira etapa do Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano, a intervenção artística na caixa d’água da Ufam foi um tremendo sucesso.


Antes uma construção sem graça, quase despercebida entre as árvores, a caixa d água do ICHL foi ganhando cor conforme os grafiteiros iam realizando ótimas artes em seu contorno. A intervenção, realizada num local tão corriqueiro para quem freqüenta diariamente a Ufam, mas tão inusitado como espaço artístico, atraiu várias pessoas na manhã de sexta-feira, 27.


Com o apoio das tintas Suvinil e BMC Tintas, seis grafiteiros mostraram sua arte em belas ilustrações. Manchas de spray que aos poucos se transformaram em formas femininas de cabelos multicoloridos ou peixes regionais, os grafites foram a ação perfeita para atrair a atenção da universidade para as expressões artísticas na cidade e fazer jus ao tema da terceira etapa do ciclo de debates.


O grafiteiro Rogério Soares, que assina como Arab, diz que inicialmente eles não tinham nenhuma arte em mente para realizar na caixa d’água. “Cada um dos seis grafiteiros aqui têm seu estilo, então cada um realizou o grafite que está acostumado a fazer”, disse o grafiteiro. O desenho de “Arab”, um peixe Tucunaré, é o exemplo do estilo de grafite de faz. “Os meus desenhos têm uma iconografia marajoara, iguais aos desenhos de vasos fabricados na ilha de Marajó, mas que também mistura aspectos da cultura amazonense, por isso o peixe Tucunaré”, explicou Arab. Segundo o grafiteiro, o desenho também representa um protesto social, por causa da matança desenfreada do peixe na região.



A partir de agora, o cotidiano da Ufam conta com uma marca de beleza e inspiração para aqueles que cruzam o caminho entre O ICHL, a Faculdade de Tecnologia e uma das paradas de ônibus. Os muros da caixa d’água, antes uma tela em branco, virou arte.