quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Novidades no I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação: conheça o palestrante do evento



por Beatriz Goes e Susy Freitas

O I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação, evento promovido pelo Mediação e programado para os dias 29 e 30 de novembro, terá como palestrante de abertura o professor Antônio Heriberto Catalão Junior. Catalão é docente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), atuando na unidade em Parintins. O professor possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde desenvolveu sua tese pesquisando sobre livro-reportagem.

Nesse trabalho, Catalão discute a importância do livro-reportagem na cultura brasileira, o que o caracteriza como um gênero e de que essa produção contempla questões da contemporaneidade. E é justamente o livro-reportagem o tema da palestra a ser proferida pelo professor na manhã do dia 29 de novembro no Auditório Rio Solimões, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL/Ufam).

Além da palestra "Para uma semiótica dos gêneros do discurso: o caso do livro-reportagem", o professor também realizará um workshop intitulado "Como planejar um livro-reportagem". As vagas serão limitadas, e em breve o Mediação divulgará o procedimento para participação na oficina. Para saber essas e outras novidades do evento, basta seguir o Blog do Mediação, pois é aqui que postamos as atualizações em primeira mão.

O professor também é colaborador do Mediação e orienta atualmente três projetos de iniciação científica: “Amazônia em ‘O nome da morte’: uma caracterização dialógica” (orientando a bolsista do PAIC/Fapeam Sue Anne Guimarães Cursino); “Amazônia em ‘Chico Mendes – Crime e castigo’: uma caracterização dialógica” (orientando a bolsista PAIC/Fapeam Eva Maria da Silva Elizario); e “Amazônia em ‘Direito da selva’: uma  caracterização dialógica” (orientando o discente voluntário Ednilson Antônio Maciel dos Santos);


Sobre o evento:
O I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação é um evento promovido pelo Mediação – Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação da Ufam. O tema do seminário é "As linguagens da comunicação na cultura”, e é em torno dele que giram não apenas a palestra do professor Catalão, mas também mesas-redondas e apresentação de trabalhos.


Programação:
29 de novembro de 2011:
9h: Credenciamento
10h: Palestra de Abertura "Para uma semiótica dos gêneros do discurso: o caso do livro-reportagem", ministrada pelo Prof. Dr. Antônio Catalão.
14h: Mesa redonda “As linguagens da comunicação na cultura”, proferida pelos Prof. Dr. Cláudio Manoel Correia, Ítala Clay e Mirna Feitoza Pereira.

30 de novembro de 2011
9h-11h30: Mesas-redondas
1- Linguagens da cidade: notícias em trânsito e grafite
Participantes: Ana Bárbara Teófilo e Beatriz Silva Goes
2- Linguagens do entretenimento: games e histórias em quadrinhos
Participantes: Anielly Laena e Bruno Izidro
3- Linguagens convergentes: semioses na web
Participantes: Edilene Mafra, Susy Freitas, Valter Mesquita
14h: Workshop "Como planejar um livro-reportagem"
Ministrado pelo prof. Antônio Catalão

Inscrições:
As inscrições são gratuitas e acontecerão exclusivamente online. Em breve a inscrição estará disponível aqui, no Blog do Mediação, por isso siga o blog para para conferir as novidades primeiro!

Agende-se:
Quando: 29 e 30 de novembro
Onde: Auditório Rio Solimões (ICHL/Ufam)
Quanto: gratuito
Inscrições: exclusivamente no blog do Mediação (EM BREVE!)




Comissão organizadora:
Coordenação geral
Prof. Dr. Claudio Manoel de Carvalho Correia
Profa. Dra. Mirna Feitoza Pereira
Comitê executivo
Anielly Laena
Beatriz Silva Goes
Francelle Santos
Jean Racene
Susy Freitas
Realização
Universidade Federal do Amazonas
Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização
Programa de Apoio à Realização de Cursos e Eventos
Promoção
Mediação – Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação
Departamento de Comunicação Social
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação