sexta-feira, 14 de outubro de 2011

I SEMINÁRIO DE PESQUISA EM SEMIÓTICA DA COMUNICAÇÃO: DETALHES SOBRE PALESTRA E WORKSHOP


Afim de saber mais detalhes sobre a participação do professor convidado para o I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação? Pois bem, o Mediação traz mais novidades sobre a palestra Para uma semiótica dos gêneros do discurso: o caso do livro-reportagem, que acontece na manhã de 29 de novembro, e o workshop Como planejar um livro-reportagem, que ocorre na tarde do dia 30 de novembro. Confira a seguir!

Palestra "Para uma semiótica dos gêneros do discurso: o caso do livro-reportagem"

Um gênero do discurso não apenas como uma tipologia de textos verbais, elaborada a partir de características morfológicas rígidas, cristalizadas, tomadas como definidoras de sua natureza. Deve-se abordá-lo sempre sob uma perspectiva mais abrangente, capaz de ler e compreender o processo sociossemiótico amplo que o constitui. A proposta desta palestra é discutir tal abordagem, apresentando alguns resultados de uma pesquisa sobre o gênero livro-reportagem no Brasil contemporâneo.

Workshop "Como planejar um livro-reportagem"

A proposta deste workshop é apresentar e discutir um aspecto fundamental para a elaboração de um livro-reportagem: o processo de planejamento necessário para o desenvolvimento de um produto jornalístico e editorial com a coerência, a coesão, a consistência e legibilidade desejáveis. Tal processo inicia-se, evidentemente, na elaboração da pauta, mas vai muito além desse momento, devendo abranger desde a definição do tema até os detalhes referentes à elaboração do texto final.

Workshop: aviso importante

O workshop "Como planejar um livro-reportagem" é gratuito e direcionado exclusivamente a estudantes e profissionais de Jornalismo, tendo um limite de 60 vagas.

Para participar, o primeiro passo é realizar pré-inscrição no Blog do Mediação, através de formulário a ser disponibilizado para este fim no período de 14 e 18 de novembro de 2011.

O segundo passo é confirmar a inscrição no dia da realização do evento, 30 de novembro de 2011, de 13h às 13h30, no auditório Rio Solimões (ICHL/UFAM), mediante apresentação do pré-inscrito munido da documentação comprobatória de sua condição de estudante ou de profissional de Jornalismo (confirmação de matrícula e certificado de conclusão de curso superior em Jornalismo emitidos por uma Instituição de Ensino Superior, pública ou particular, e registro profissional de Jornalista).


Programação:

29 de novembro de 2011:
9h:
Credenciamento
10h: Palestra de Abertura "Para uma semiótica dos gêneros do discurso: o caso do livro-reportagem", ministrada pelo Prof. Dr. Antônio Catalão.
14h: Mesa redonda “As linguagens da comunicação na cultura”, proferida pelos Prof. Dr. Cláudio Manoel Correia, Ítala Clay e Mirna Feitoza Pereira.

30 de novembro de 2011
9h-11h30:
Mesas-redondas
1- Linguagens da cidade: notícias em trânsito e grafiteParticipantes: Ana Bárbara Teófilo e Beatriz Silva Goes
2- Linguagens do entretenimento: games e histórias em quadrinhosParticipantes: Anielly Laena e Bruno Izidro
3- Linguagens convergentes: semioses na webParticipantes: Edilene Mafra, Susy Freitas, Valter Mesquita
14h: Workshop "Como planejar um livro-reportagem"
Ministrado pelo prof. Antônio Catalão


Inscrições:

As inscrições para participar do I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação acontecem entre 24 de outubro e 24 de novembro exclusivamente pela internet. Na referida data, o item “inscrição” será adicionado ao menu principal do Blog do Mediação, direcionando o internauta a um link no qual preencherá um formulário para garantir a participação no evento. Lembramos que a inscrição é gratuita.

Agende-se:
Quando:
29 e 30 de novembro
Onde: Auditório Rio Solimões (ICHL/Ufam)
Quanto: gratuito
Inscrições: exclusivamente no blog do Mediação (EM BREVE!)


Quaisquer dúvidas, críticas ou sugestões podem ser encaminhadas para o email gpmediacao@gmail.com. Responderemos o mais rápido possível. Não esqueça de seguir o Blog do Mediação para acompanhar as atividades do grupo de pesquisa.