terça-feira, 22 de novembro de 2011

I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação: Inscrições abertas para workshop

Estão abertas as inscrições para o “Workshop: Como planejar um livro-reportagem” , que acontece no dia 30 de novembro no no auditório Rio Solimões (ICHL/Ufam). Para participar é preciso fazer a inscrição clicando aqui depois de já ter feito sua inscrição primeiramente no seminário. 

O segundo passo é confirmar a inscrição no workshop junto à equipe do Mediação no dia do evento, 30 de novembro, de 13h às 13h30, no auditório Rio Solimões (ICHL/Ufam). Nesse momento será necessário apresentar documentação comprobatória de sua condição de estudante, graduado ou profissional de Jornalismo (confirmação de matrícula, certificado de conclusão de curso superior em Jornalismo ou registro profissional de Jornalista). 

Importante: uma vez que as vagas são limitadas, terão suas vagas asseguradas somente os 60 primeiros pré-inscritos que confirmarem sua inscrição no horário estabelecido (de 13h às 13h30), em 30 de novembro. Após esse horário, o processo da inscrição no workshop estará encerrado, e o curso terá início às 14h. 

É importante salientar que a pré-inscrição no workshop não implica inscrição automática na programação geral do seminário! Para participar da palestra e das mesas previstas no I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação, é necessário realizar inscrição no Blog do Mediação, no período de 24 de outubro a 24 de novembro de 2011, clicando aqui e preenchendo o formulário. 

O workshop "Como planejar um livro-reportagem" é gratuito e direcionado exclusivamente a estudantes e profissionais de Jornalismo, tendo um limite de 60 vagas. A listagem de inscritos será divulgada pelo blog antes do evento, então, fique atento nas novidades do Blog do Mediação! 

Workshop "Como planejar um livro-reportagem" 

A proposta deste workshop é apresentar e discutir um aspecto fundamental para a elaboração de um livro-reportagem: o processo de planejamento necessário para o desenvolvimento de um produto jornalístico e editorial com a coerência, a coesão, a consistência e legibilidade desejáveis. Tal processo inicia-se, evidentemente, na elaboração da pauta, mas vai muito além desse momento, devendo abranger desde a definição do tema até os detalhes referentes à elaboração do texto final. 

Programação geral do I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação: 

29 de novembro de 2011: 
9h: Credenciamento 
10h: Palestra de Abertura com o Prof. Dr. Antônio Catalão sobre a importância do livro-reportagem na cultura. 
14h: Mesa redonda “As linguagens da comunicação na cultura”, proferida pelos Prof. Dr. Cláudio Manoel Correia, Ítala Clay e Mirna Feitoza Pereira. 

30 de novembro de 2011 
9h-11h30: Mesas-redondas 
1- Linguagens da cidade: notícias em trânsito e grafite 
Participantes: Ana Bárbara Teófilo e Beatriz Silva Goes 
2- Linguagens do entretenimento: games e histórias em quadrinhos 
Participantes: Anielly Laena e Bruno Izidro 
3- Linguagens convergentes: processos na web 
Participantes: Edilene Mafra, Susy Freitas, Valter Mesquita 

Informações: 

Para mais informações, envie um email para gpmediacao@gmail.com.