terça-feira, 29 de novembro de 2011

Membro do Mediação recebe título de mestre

Na última sexta-feira, 25, Valter Mesquita realizou a defesa de sua dissertação, tornando-se assim mais um integrante com o título de mestre no Mediação – Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação. O trabalho, intitulado “O Museu Virtual como Ecossistema Comunicativo: Um Estudo da Semiose dos Processos Comunicativos do Google Art Project”, foi orientado pela professora Mirna Feitoza Pereira, líder do grupo de pesquisa.

A dissertação foi elogiada pela banca examinadora devido ao seu rigor metodológico. “A partir de sua dissertação será possível a outros pesquisadores aplicar uma metodologia não apenas no estudo do museu virtual, mas de vários outros ambientes comunicacionais na web”, afirmou na ocasião a professora Célia Barbalho, um dos membros da banca. Já a professora Rosemara Staub, que também compôs a banca, destacou a aproximação de diferentes saberes como comunicação, arte e informática na pesquisa e a clareza ao discorrer sobre o que é um ecossistema comunicacional e quais os conceitos retirados da Semiótica da Cultura que nortearam a pesquisa.

Na manhã de quarta-feira, 30, será possível saber um pouco mais sobre a pesquisa de Valter e de outros membros do Mediação durante as mesas-redondas que acontecem durante o I Seminário de Pesquisa em Semiótica da Comunicação. Confira abaixo a programação geral do evento:

Programação:

29 de novembro de 2011:
9h:
Credenciamento
10h: Palestra de Abertura "Para uma semiótica dos gêneros do discurso: o caso do livro-reportagem", ministrada pelo Prof. Dr. Antônio Catalão.
14h: Mesa redonda “As linguagens da comunicação na cultura”, proferida pelos Prof. Dr. Cláudio Manoel Correia, Ítala Clay e Mirna Feitoza Pereira.


30 de novembro de 2011
9h-11h30:
Mesas-redondas
1- Linguagens da cidade: notícias em trânsito e grafiteParticipantes: Ana Bárbara Teófilo e Beatriz Silva Goes
2- Linguagens do entretenimento: games e histórias em quadrinhosParticipantes: Anielly Laena e Bruno Izidro
3- Linguagens convergentes: semioses na webParticipantes: Edilene Mafra, Susy Freitas, Valter Mesquita
14h: Workshop "Como planejar um livro-reportagem"
Ministrado pelo prof. Antônio Catalão