quarta-feira, 25 de maio de 2011

Terceira etapa do Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano realiza ação cultural na Ufam


Após duas etapas de grande sucesso, onde discutiu o papel da comunicação urbana pelos olhares do jornalismo e publicidade, a terceira e última fase do Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano encerra as atividades com o tema “Arte Urbana: Expressões Criativas da Cidade” no próximo dia 27 de maio no Hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras ICHL da Ufam.

Para dar justiça ao tema escolhido, a programação do evento será diferenciada, com a realização de uma intervenção de arte urbana na universidade. Graças à aprovação do Condep/ICHL e o apoio das tintas Suvinil e BMC Tintas, alguns artistas locais poderão mostrar sua arte, com pinturas e grafites na Caixa D’água do ICHL, além de outras apresentações de artistas urbanos, como rappers e MCs, no Hall do ICHL. Os artistas também palestrarão sobre suas experiências na Arte Urbana em Manaus.

Segundo a coordenadora da atividade e líder do grupo Mediação, professora Mirna Feitoza Pereira, eventos deste tipo são importantes porque aproximam a universidade dos setores e agentes envolvidos na construção dos processos e produtos da comunicação no espaço urbano. “Realizar essa manifestação dentro da universidade significa também reconhecer o caráter artístico do grafite e de outras expressões criativas da cultura urbana”, afirma Mirna.

Artistas confirmados para a atividade

Rogério Arab: Natural de Belém do Pará, reside em Manaus desde 1994. Iniciou sua carreira em 1989, no graffiti vandal e expandiu para o graffiti artístico em meados de 98/99, ao expor seus trabalhos em cidades como Belém, Boa Vista, Macapá, Porto Velho, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, e em Caracas (Venezuela), também já expos trabalhos na “Pixo” em 2006, “10PRA MIL” em 2009. Principal organizador dos maiores eventos de graffiti do norte e foi o único artista de graffiti da região norte/nordeste a ser indicado para o prêmio HUTUZ 2008 (premiação brasileira para artistas de Hip Hop), com um estilo único e original se inspira na cultura Marajoara, para realizar seus trabalhos que estão espalhados nas principais avenidas de Manaus.

Thaizis Isy: Natural de Manaus – AM, desde bem cedo começou a desenhar. Cursa Artes Plásticas na Universidade Federal do Amazonas. Começou a grafitar nas ruas de Manaus em 2008, participou dos principais eventos de graffiti em Manaus, é uma das representantes do graffiti feminino do Amazonas. Suas personagens são geralmente delicadas, femininas e com um estilo introspectivo. Frequentou cursos com formação complementar e Oficinas de Animação, Desenho Artístico, Teoria da Cor e Pintura.

Adriano Richards: Rapper e apresentador do programa “Comunidade Hip Hop” da TV Ufam


Inscrições:

Ainda dá tempo de se inscrever gratuitamente no Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano. Basta ir no endereço http://gpmediacao.blogspot.com/p/inscricoes.html e preencher o formulário até o dia 26 de maio.

 Aqueles que já participaram da primeira e/ou segunda fase do ciclo não precisam realizar a inscrição online, tendo apenas que comparecer para o credenciamento e aproveitar o evento.


Programação

27 de maio de 2011, 8h30 às 12h
Intervenções: Arte Urbana: Expressões Criativas da Cidade
8h30: Credenciamento
9h: Mesa de abertura, com artistas convidados
Mediador: Valter Mesquita (UFAM)
9h30: Apresentação do projeto de pesquisa: Grafite como linguagem da cidade: um estudo da comunicação a partir das interferências do espaço urbano na manifestação do grafite na cidade de Manaus
Expositora: Ana Bárbara de Souza Teófilo (bolsista do PIBIC/UFAM, PAIC/Fapeam)
Mediadora: Mirna Feitoza (UFAM)
10h: Intervenção na Caixa D’água do ICHL




Sobre o Ciclo de Debates

O Ciclo de Debates Comunicação no Espaço Urbano apresenta-se como ação extensionista do projeto de pesquisa “Espaços semióticos urbanos: um estudo da comunicação a partir das interferências do espaço urbano na dinâmica dos sistemas de signos”, coordenado pela Profa. Dra. Mirna Feitoza Pereira, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa Primeiros Projetos (PPP).

Com apoio da Pró-Reitoria de apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização da UFAM, o evento tem como objetivo principal refletir sobre a cidade como espaço de produção de linguagem e de comunicação e está sendo realizado em três edições, nos meses de março, abril e maio de 2011, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

As duas primeiras edições do Ciclo de Debates foram desenvolvidas por meio de mesas redondas e palestras sobre os processos e produtos comunicativos manifestos na cidade, tendo como foco o jornalismo e a publicidade. A terceira edição destaca as expressões criativas que habitam a cidade, colocando em evidência as artes urbanas.

Promovido pelo Mediação – Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação (certificado pela Ufam no CNPq), em conjunto com o Departamento de Comunicação Social e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, o evento pretende aproximar a universidade dos setores e agentes envolvidos na construção dos processos e produtos comunicativos que circulam na cidade, tais como: empresas e profissionais de jornalismo, de publicidade e de design; além de performers e outros interventores ligados às artes urbanas, como grafiteiros, rappers e MCs.