sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Por dentro do Mediação: Notícias em trânsito



Foto: Fapeam
A partir de hoje, o Blog do Mediação – Grupo de Pesquisa em Semiótica daComunicação postará informações sobre os trabalhos desenvolvidos por seus membros.

A primeira pesquisa escolhida é a Iniciação Científica de Beatriz Silva Goes, graduanda do curso de Jornalismo na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A jovem é bolsista Pibic/CNPq e, com a orientação da professora Mirna Feitoza Pereira, desenvolve a pesquisa intitulada “Notícias em trânsito: o consumo de notícias no jornalismo impresso a partir da dinâmica do espaço urbano".

A proposta do trabalho é compreender a dinâmica da notícia do jornalismo impresso a partir da dinâmica do espaço urbano em dois cruzamentos de grande fluxo em Manaus: a Avenida Constantino Nery e a Avenida Djalma Batista. Utilizando uma abordagem transdisciplinar que une conceitos da geografia, da comunicação e da semiótica, a pesquisa parte da hipótese de que a cidade é, por natureza, um lugar de produção de linguagem e comunicação.

Clique aqui e confira na íntegra um artigo relativo à pesquisa apresentado no X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte em junho deste ano.